SISCOMEX

O SISCOMEX e um sistema informatizado alimentado e controlado pelos orgãos gestores do comércio exterior brasileiros: Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), Secretaria da Receita Federal (SRF) e Banco Central do Brasil (BACEN). Nele estão contidas as informações sobre todas as operações de importação e exportacao realizadas por empresas brasileiras. Dessa forma, esses orgãos podem acompanhar e controlar melhor essas atividades.

NCM das Mercadorias

O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e o código tarifário das mercadorias. Cada produto, a partir de suas características genéricas e detalhes que o individualizam, se enquadra numa classificação que corresponde a um código numérico. Não numerá-lo corretamente no momento do desembaraço traz transtornos de natureza físco-alfandegários para a empresa.

Formação de preços

Sao diversas as variáveis que se conjugam na formação do preço de um produto a ser exportado. Isenções fiscais, preço do produto no mercado alvo e custo logístico para envio dele são algumas delas. Por isso, a precificação de um produto e resultado de uma equação complexa que deve ser cuidadosamente estudada.

O Comércio Exterior trabalha com alguns tipos de preços. O mais utilizado e o chamado FOB (Free on Board), que e o preço que sua mercadoria terá no porto designado pelo comprador, pronta para ser embarcada – o que significa que ja foram incluídos os custos do desembaraço e transporte até lá.

Quando se chega a um preço FOB que atenda as intenções de lucro da empresa, deve-se compará-lo ao preço praticado no mercado alvo. Se ele estiver aquem do mercado, pode-se pensar em aumentar a margem de lucro. Estando além, deve-se buscar otimizar cada etapa da cadeia de produção, a fim de diminuir seus custos.

Transporte Internacional

Ha um predomínio do transporte marítimo nas operações de Comércio Exterior mundiais, devido ao seu baixo custo e grande capacidade de carga se comparado aos outros meios. Entretanto, cada mercadoria tem a sua natureza e seus prazos, e e necessário sempre avaliar a rapidez, segurança e custo desejados para escolher o melhor meio de entrega. Aconselha-se a revisão periódica dos contratos de transporte, pois a dinâmica de inovações no segmento costuma favorecer o exportador.

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

Existe um orgão chamado Câmara de Comércio Internacional (CCI), com sede em Paris, que administra os conflitos de interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores, no que se refere a transferência de mercadorias, as despesas decorrentes das transações e a responsabilidade sobre perdas e danos.

Para isso ela criou em 1936 o primeiro conjunto de regras, os INCOTERMS (Termos Internacionais de Comércio). Inicialmente, só eram empregados nos transportes maritimos e terrestres, e a partir de 1976, estenderam-se aos aéreos. Em 1980, surgiram mais dois termos para que se pudesse lidar com os processos que utilizam mais de um tipo de transporte. Desde 1990, as regras foram todas unificadas em treze termos.

A versão hoje em voga e a estabelecida no ano 2000, que leva em consideração o recente crescimento das zonas de livre comercio, o aumento das comunicações eletrônicas em transações comerciais e as mudanças no transporte de mercadorias, além de oferecer uma visão mais simples e mais clara dos 13 Incoterms de 1990.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado e o estudo mais importante para o empresário que quer se lançar no comércio internacional. E necessária para determinar as perspectivas de venda de seu produto e a melhor maneira de obter lucros. Através dela, o empresário pode tomar com consciência a decisão de lançar-se ou não em um determinado mercado. A realização de uma boa pesquisa diminui a possibilidade da empresa de incorrer em erros. Um erro comum, por exemplo, pode ser a presunção de que as demandas dos consumidores de outros países sejam as mesmas que a dos consumidores brasileiros. Sabe-se que as diferenças culturais influem consideravelmente no padrão de consumo de cada povo.

A pesquisa revela se existe demanda para o produto no mercado alvo, a que preço ele pode ser vendido, em que quantidade e qual o tempo necessário de investimento para se alcançar o nível ideal de vendas. Também determina, eventualmente, outros mercados que oferecem melhores perspectivas ou quais modificações podem ser feitas no produto para aumentar seu nível de aceitabilidade.

Home | Empresa | Serviços | Links |Contato
Copyright © 2008 Pokaran SA. Todos os direitos reservados.
Telefax: (55 31) 3597-0790 - Mobile: (55 31) 87115540 - Email:pokaran@pokaransa.com